Eu falo sobre esse tema de como as organizações, influenciadores e instituições de todo tipo estão se valendo do recurso de atrair cliques para si com postagens polêmicas, controversas e, por vezes, até absurdas.
O texto recém publicado na Revista Comunicação & Inovação (volume 25, 30/12/2024) aborda a estratégia de clickbait no âmbito corporativo. Com títulos chamativos e fatos polêmicos para atrair mais cliques e aumentar o alcance de visibilidade dos conteúdos on-line, a prática é cada vez mais comum nas organizações. Modalidades que dão visibilidade às marcas são trazidas com fins de ilustração do quanto o apelo do inusitado atrai a atenção dos usuários das mídias sociais e da imprensa. Também levanta questões sobre a ética e a qualidade do conteúdo que é produzido dessa forma.
Quer ler? Acesse: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9760
Alvaro Leme e eu publicamos na revista Chasqui (Revista Latinoamericana de comunicação) um artigo que fala sobre as colaborações entre os influenciadores virtuais e digitais, em uma tentativa de emprestar visibilidade um ao outro.
Para acessar o nosso artigo: “Dize-me com quem andas e te darei visibilidade: a estratégia de collabs entre influenciadores virtuais”, clique aqui.
Veja aqui, nesse artigo em parceria com pesquisadores da UFMA, um experimento que fizemos usando inteligência artificial generativa (IA) para testar as teorias sobre influência organizacional digital.
O e-book “Risco e Crise no contexto da comunicação organizacional“, organizado pelo professora da UFSM, Jones Machado, conta com artigos e entrevistas de especialistas na temática.
Escrevi o capítulo “Dá pra resolver uma crise com IA”, que fica nas páginas 43 a 47.
Para baixar o livro, acesse: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/880/2024/02/Livro-OBCC.pdf.
É livro de RP gratuito que vocês querem? Pois, temos mais! Tive a honra de participar desse livro “Estratégias de comunicação e RP em contextos organizacionais emergentes”, com organização de Maria Ivete Fossá, Fábio Frá Fernandes e Gibsy Lisiê Caporal, e mais um monte de pesquisadores, professores e profissionais muito bacanas da área. Meu capítulo versa sobre Inteligência Artificial e RP.
Para baixar o livro, basta ir até o site da editora Poisson: https://poisson.com.br/2018/produto/estrategias-de-comunicacao-e-relacoes-publicas/
No dia 26 de março, ocorre o lançamento do livro “Insights para a comunicação organizacional”, uma coletânea de textos de diversos pesquisadores e profissionais sobre temas emergentes na área da Comunicação. Organizada pelos docentes Carolina Terra, Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia M. Pérsigo, a obra é fruto de uma parceria entre os grupos de Pesquisa EstratO (UFSM) e Influcom (USP), sua distribuição é gratuita e estará disponível para download no site www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes.
Mais de trinta autores, de diferentes regiões do Brasil, participam da publicação, que conta com o prefácio de Viviane Mansi, uma profissional com vasta experiência em comunicação corporativa. A capa e o projeto gráfico são de Adriano Batista Rodrigues e a Editora é Facos-UFSM.
Os temas são apresentados na forma de insight, um breve texto que se relaciona com a compreensão, proposição, solução de algo relacionado à comunicação organizacional. A proposta é que o insightprovoque novas ideias em cada leitor, gerando a revisão, atualização ou inovação nas reflexões e práticas. Acessibilidade, crise, diversidade, influência, inteligência artificial, mensuração de resultado são alguns dos temas abordados e, para cada insight, há também sugestões de leitura, constituindo assim um material didático com potencial para auxiliar docentes, profissionais e estudantes.
Nas palavras de Viviane Mansi “Os textos conversam com a atualidade: trazem um ponto de partida (e não de chegada), insights (curtos, objetivos, provocativos), falam de temas que estavam completamente fora das nossas preocupações num passado recente, como é o caso da cultura de cancelamento, inteligência artificial e algoritmos, além de atualizarem a visão de outros termos, como é o caso de ESG e a importância da consciência da nossa linguagem e emoções, pois elas constroem mundos.”
A seguir, são destacados os temas que compõem a obra e respectivos autores:
Acessibilidade Comunicacional - Patrícia Milano Pérsigo; Patricia Carla Gonçalves Salvatori
Compliance - Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi; Bruno Carramenha; Gisele Lorenzetti
Comunicação Não Violenta - Mithály Paola da Silva; Reges Toni Schwaab
Comunicação Pública - Bianca Marder Dreyer; Kátia Viviane da Silva Vanzini
Crise - Ana Paula Sartor; Jones Machado
Cultura do Cancelamento - Eduardo Gomes Vasques; Patricia B. Teixeira
Diversidade - Clarissa Zalewski Daroit
Data Comms - Joao Francisco Raposo; Margareth Boarini
Emoção e Comunicação - Cynthia Provedel e Viviane Mansi
ESG – Environmental, Social And Governance - Natália de Campos Tamura; Raquel Cabral; Rodolfo Guttilla
Inteligência Artificial - Carolina Frazon Terra; Eduardo Campos Pellanda
Influência Digital - Issaaf Karhawi
Mensuração - Daiane Scheid; Valéria de Siqueira Castro Lopes; Suzel Figueiredo
Mídias Digitais Corporativas - Adriano Batista Rodrigues
Plataformização da Comunicação - Beth Saad; Daniele Cristine Rodrigues; Joyce Souza;
Pablo Nabarrete Bastos
Stakeholders - Gisele Lorenzetti; Márcio Simeone Henriques
Eu e Gui Assen batemos um papo super gostoso sobre esses temas no Podcast da Vegus (construtora e incoradora). Ouve lá e veja o que acha:
Confira a resenha “A política entra na dança: entretenimento e cultura pop como recursos de visibilidade nas plataformas digitais“, na revista da Alaic, de 2023.
Artigo da Silvia Dalpicolo e meu na revista Memorare sobre a plataformização da comunicação interna e um estudo de caso envolvendo o Slack.
Confira aqui o artigo completo.